Posse_Sônia Guajajara_Foto Valter Campanato Agência Brasil.jpeg
HISTÓRICO

Sônia Guajajara assume Ministério dos Povos Indígenas do Brasil

Ativista se torna a primeira indígena a exercer cargo de ministra na história do país

Eduardo Laviano

12/01/2023

A Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, tomou posse do cargo nesta quarta-feira (11), em cerimônia ocorrida no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Lula. Ela é a primeira indígena a ocupar um cargo de ministra na história do Brasil. Durante o discurso, Guajajara afirmou que os povos originários vivem uma crise humanitária no Brasil, causada por invasões de territórios, desmatamento, garimpo ilegal e falta de assistência adequada de saúde e saneamento.

"Estamos aqui, de pé. Para provar que não vamos nos render. Não é mais possível convivermos com povos indígenas submetidos a toda sorte de males, como desnutrição infantil e de idosos, malária, violação de mulheres e meninas e altos índices de suicídio. Estou aqui para trabalharmos juntos, para acabar com a normalização deste estado inconstitucional que se agravou nestes últimos anos", disse.

Lula e Sônia_Posse_Sônia Guajajara_Foto Valter Campanato Agência Brasil.jpeg
Presidente Lula e Sônia Guajajara - Foto Valter Campanato/Agência Brasil

Guajajara também falou da emergência climática e de como os territórios indígenas são essenciais no combate ao aquecimento global. De acordo com ela, as demarcações de territórios, antes, tinham enfoque sobretudo na preservação da cultura dos povos originários. A ministra avalia, porém, que novos estudos vêm demonstrando que a manutenção dessas áreas tem uma importância ainda mais abrangente, sendo fundamentais para a estabilidade de ecossistemas em todo o planeta, assegurando qualidade de vida, inclusive nas grandes cidades.

A nova ministra também chamou a atenção da sociedade para a preservação do planeta e o papel central que o Brasil deve ter nesta discussão. "Nós não somos os únicos que necessitam aqui viver. Nós apenas coabitamos a mãe Terra junto com milhões de outras espécies. O desprezo por essas outras formas de vida, as práticas de desmatamento intenso feitas sempre em nome da economia de curto prazo, têm efeitos devastadores para o futuro de todos nós", alertou.

Na mesma cerimônia, houve o discurso de Anielle Franco, que assumiu o posto de Ministra da Igualdade Racial. Todo o evento foi transmitido ao vivo. Veja o vídeo: 

Guajajara anuncia retomada de Conselho extinto em 2019

Sônia Guajajara aproveitou para anunciar a recriação do Conselho Nacional de Política Indigenista, extinto em 2019, com o "objetivo de garantir a participação paritária entre representações indígenas de todos os estados brasileiros e órgãos do executivo federal", enfatizou a ministra. Ao final do discurso da ministra dos Povos Indígenas, o povo Terena fez uma apresentação da Dança da Ema.

Nas eleições de 2022, Guajajara foi eleita deputada federal por São Paulo. Considerada umas das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, ela nasceu no estado do Maranhão e foi coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. A ministra é do povo Guajajara/Tentehar, que habita nas matas da Terra Indígena Araribóia. Nos últimos anos, ela ganhou notoriedade ao levar diversas denúncias de violação aos direitos humanos em terras indígenas à Organização das Nações Unidas e ao Parlamento Europeu.