Garimpo de Serra Pelada 03GA050026 ©PS.jpg
FOTOGRAFIA

O impacto dos garimpos na Amazônia é o tema de exposição virtual

Registros realizados em diferentes momentos, desde os anos 80, foram selecionados pelo fotógrafo Paulo Santos para a seção “Exposição Virtual”, do projeto Liberal Amazon, como forma de alertar sobre a importância de proteger o meio ambiente

Alice Martins

14/10/2022

A exposição virtual “Olhar Amazônico” traz um compilado de 15 imagens retratando o trabalho nos garimpos da região. A obra é de autoria do paraense Paulo Santos, especializado no fotojornalismo com foco em temáticas socioambientais.

De acordo com o MapBiomas, o garimpo, diferente da mineração industrial, concentra predominantemente extrações de ouro e é baseado em técnicas mais simples, como pás escavadeiras e bombas de sucção. Hoje, segundo o projeto, mais de 91% da área de garimpo está na Amazônia.

Clique na foto abaixo para acessar a exposição virtual:

Ouro Verde Garimpo 03GA090020 ©PS.jpg
Foto: Paulo Santos

As fotos de Paulo Santos retratam a atividade em Serra Pelada (PA) e Juma (AM), em diversos anos, como 1984, 1992 e 2009. “O mais impactante ao realizar essa série de coberturas no decorrer dos anos é ver o quanto tem crescido a devastação da floresta, de uma forma avassaladora. Além de expor o cenário do garimpo, minha intenção é alertar sobre a importância de proteger a Amazônia”, contextualiza o fotógrafo.

Dentre as coberturas que fez durante sua carreira, o fotógrafo destaca também momentos como o caso da morte de Dorothy Stang, em 2005, e a Operação Arco de Fogo, grande ação em 2008 de contenção do desmatamento da Amazônia. “Para mim, o maior desafio do fotojornalismo é aliar informação à estética. Você precisa passar a densidade da notícia pela imagem e, por mais chocante que seja a situação, a foto também deve ser atrativa ao público”, ressalta.

A exposição virtual é um espaço dedicado do site do projeto Liberal Amazon que tem o objetivo de dar mais visibilidade para a produção fotográfica de profissionais que retratam a região. Além das imagens, o leitor também pode conhecer um breve perfil do autor e ter acesso aos contatos do artista.

Exposições anteriores - A exposição de estreia, publicada em julho no liberalamazon.com, foi do premiado fotógrafo paraense Luiz Braga, que optou por apresentar obras em preto e branco. “[A produção em preto e branco] continua sendo feita, mas, nos anos 70, 80 e 90, fazia parte constante da minha obra. Então optei, após o convite, em fazer um recorte desse material. Ele é todo feito com filme, como se diz hoje, analógico”, explica. 

Em agosto, a exposição foi do paraense João Ramid,  com o objetivo de retratar os diferentes aspectos de sua carreira, que passa por muitos segmentos (fotojornalismo, publicidade, arquitetura e arte). "Algo a que me dedico muito é o respeito à cultura dos locais que fotografo. Não consigo ir para um lugar novo a trabalho sem me aprofundar, fazer uma pesquisa prévia, porque acredito que fotografia é informação visual e, por isso, procuro sempre entregar conteúdo por meio das imagens”, destaca.

 

CONTATOS DO FOTÓGRAFO

E-mail: contato@panamazonica.info         Site: www.acervoh.com